Na semana em que celebramos o Dia Mundial da Água, viemos alertar que com simples práticas em casa é possível economizar uma boa quantia desse bem tão precioso. A data foi instituída em 1993, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e serve para refletirmos e adotarmos medidas responsáveis e de conservação e preservação.
A água é um recurso natural finito e fundamental para a vida, sem ela nada é possível. A cada ano que passa ela vai ficando mais escassa, por isso, é fundamental que você, principalmente em casa, adote hábitos de redução de consumo:
Reduza o tempo de banho
Se o seu banho demora 15 minutos, experimente reduzir para 5. Nessa conta 90 litros podem ser economizados, isso fora a energia. Além de reduzir o tempo, você deve fechar o chuveiro ou a ducha para ensaboar, assim o consumo cai de uma média de 180 para 48 litros a cada banho.
Torneiras sempre fechadas
A redução é de 12 litros em casas a 80 litros em apartamentos quando você fecha a torneira seja para escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos.
Vazamentos nem pensar!
96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano, já imaginou o tanto de pessoas que poderiam ter a sede saciada?
Não tire o olho da caixa d’água
Não descuide dela! Não a deixe transbordar e mantenha sempre fechada para evitar a dengue e a evaporação.
Aposte em sistemas reuso
De cara você pode até achar o sistema de reaproveitamento de água caro, mas pense a longo prazo. O investimento gera uma grande economia no consumo de água.
O sistema redireciona por exemplo, a água do banho e da maquina de lavar, e você pode usar ela para limpeza.